O caçador de histórias

Texto: Caio Pelegrine e Felipe Affonso

Darko, mais conhecido como Darko Hunter, recebeu o apelido que significa “caçador“ em inglês por ser o principal investigador e chefe de departamento da D.E.L.F’D – Departamento Especializado em Localização Familiar e Desaparecidos, que ajuda famílias e moradores de rua a encontrar seus familiares.

Darko começou seu trabalho de investigação na Coordenadoria de Atendimento Permanente de Emergência (CAPE), no ano de 2007, como orientador socioeducativo, realizando abordagens de moradores de rua. Porém, queria saber mais sobre a vida das pessoas que estava ajudando, além de auxiliar aqueles que tinham perda de memória ou mesmo algum tipo de distúrbio psicológico.

“Levava para o albergue, dava assistência e procurava seu histórico para tentar localizar a sua família. Assim, descobri vários casos de desaparecidos com transtornos psicológicos, cujas famílias os procuravam. Foi então que passei a pesquisar pra saber se a pessoa tem família ou se estão procurando por ela.”

Hunter ajudou aproximadamente 336 usuários da rede socioassistencial, e só em 2014 já teve 100 pedidos de auxilio ao mês para localização de famílias. “No começo era difícil porque eu não tinha muitas ferramentas, mas hoje preciso só do nome da mãe, data de nascimento e o nome da pessoa, que consigo encontrar qualquer familiar no Brasil todo.”

O D.E.L.F’D, conta com a ajuda do banco de dados da policia, da Secretaria Municipal de Saúde, do Sistema de Informação da Situação de Rua (SISRUA), além do Ministério Público, que envia casos de pessoas desaparecidas em situação de vulnerabilidade social através do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLID)
.
O serviço de busca à pessoa desaparecida pode ser contatado através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social para População em Situação de Rua – CREAS POP, localizado na Barra funda, Rua Norma Pieruccini Giannotti, 77, no telefone (11) 3392 – 2898.