COPS comemora avanços na disponibilização de informações via site da SMADS

Texto: Christian Koenenkamp

Com o objetivo de fortalecer o papel da Vigilância Socioassistencial no município de São Paulo, bem como atender à Lei de Acesso à Informação e facilitar respostas institucionais, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), por meio da Coordenação do Observatório de Políticas Sociais (COPS), e da Assessoria de Comunicação Social (ACS), disponibiliza informações em formato aberto no site da pasta.

Segundo Carolina T. Nakagawa, coordenadora da COPS: “A disponibilização via site representa uma importante conquista da Vigilância Socioassistencial na cidade de São Paulo, pois a difusão das informações possibilita qualificar as discussões públicas, dar maior consistência ao controle social e, principalmente, fortalecer nosso papel na gestão dos diferentes territórios do município”.

Para atender a esses princípios e as diretrizes preconizadas na NOB SUAS/2012, foram disponibilizados dados territorializados da Assistência Social da Cidade de São Paulo como relatórios mensais de atendimento da rede socioassistencial de 2013, dados de pesquisas realizadas, como por exemplo, os Censos de População em Situação de Rua, entre outros dados de monitoramento e avaliação. Os dados podem ser acessados por meio dos links ao lado.