SAS Guaianases promove Seminário de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

Texto: Lucas Pinho

A SMADS, por meio da Supervisão de Assistência Social (SAS) Guaianases, promoveu o Seminário sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente.

O foco do evento foi sensibilizar os diferentes profissionais e membros participantes, que durante todo o dia, participaram de palestras que abordaram temas como; formas de violência, causas e conseqüências dos abusos e o que pode ser feito para evitar.

O seminário é uma alusão ao dia 18 de maio, instituído por lei, como o dia nacional de Combate ao abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescente. A data faz referência a um crime bárbaro que chocou o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”

“Sem rede nós não temos nenhuma proposta de saída. Caso não exista um trabalho intersetorial,não teremos armas para lutar contra esse monstro que é muito maior que nós”, ressaltou a secretária da pasta, Luciana Temer, que participou do evento.

Itaquera

Também parte da mesma iniciativa, no começo do mês de abril o bairro de Itaquera foi palco do I Seminário Pro Copa de Enfrentamento à Exploração Sexual e Tráfico de Pessoas. Esta atividade foi idealizada para sensibilizar e garantir a participação dos atores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança, Adolescente e Mulheres, através da exposição de temas relativos ao contexto Copa do Mundo e propor um comitê regional intersetorial, buscando estabelecer estratégias de ações para a região.

“Crime Araceli”

Foi uma criança brasileira assassinada violentamente em 18 de maio de 1973. Os autores do crime, pertencentes a famílias influentes do Espírito Santo, pela influência política e econômica jamais foram condenados, mesmo com fortes evidências de que este não foi o primeiro crime da dupla. Posteriormente, a data da morte de Araceli foi transformada no Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes pelo Congresso Nacional.