SMADS realiza Seminário do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Texto: Christian Koenenkamp

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) realizou nesta quinta feira (24), o Seminário do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). No encontro, que serviu de Apresentação da Comissão Municipal de Enfrentamento ao Trabalho Infantil, foram abordadas questões complexas que envolvem o trabalho infantil, com uma visão atual e contemporânea do assunto.

O público presente no evento foi composto por técnicos dos SAS e CREAS; profissionais dos serviços de Abordagem; profissionais de outras secretarias e da sociedade civil.

“É uma questão social gravíssima que precisa ser enfrentada e que não será resolvida com eficácia somente pelo trabalho da Assistência Social, mas sim por um movimento de grande intersetorialidade.”, disse a Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de SP, Luciana Temer.

Além da Secretária, participaram da mesa de abertura a Procuradora Regional do Ministério Público do Trabalho, Dra. Sandra Lia Simon, o Coordenador Geral de Medidas Socioeducativas e do PETI do MDS, Francisco Brito, o Coordenador do Programa de Trabalho Decente da OIT, Paulo Sérgio Muçouçah, a Coordenadora da proteção Especial da SMADS, Isabel Bueno. Os trabalhos também contaram com a Sra. Denise Maria Cesário da Fundação ABRINQ, e o representante do projeto Travessia, Sr. Marcelo Caran.

Segundo Isabel Bueno: “Este evento marca a reativação da comissão municipal de Erradicação do Trabalho Infantil, e deve ser uma reflexão sobre o papel dos profissionais envolvidos e seu trabalho com outras secretarias, buscando sempre a forma mais eficiente de contribuição.”