SMADS firma acordo na Conferência Municipal de Economia Solidária

Texto: Christian Koenenkamp

Na última terça-feira, 08, a Prefeitura firmou acordos com o Ministério do Trabalho para o desenvolvimento de projetos relacionados à economia solidária na cidade de São Paulo. O anúncio foi feito pelo ministro Manoel Dias durante o encerramento da Conferência Municipal de Economia Solidária, evento que aconteceu na sede da Prefeitura e contou também com a presença da prefeita em exercício Nádia Campeão.

Entre os convênios firmados com outras pastas e serviços do município, a SMADS foi a primeira pasta a fechar acordo, no valor de R$ 5 milhões com contrapartida de R$ 500 mil. O vínculo tem como objetivo devolver o poder e a dignidade da população em situação de rua, dentro do Programa Nacional Juventude Viva, que foca na redução do elevado índice de homicídios que atinge os jovens negros em todo o país.

“A liberdade e a igualdade só se conseguem em um âmbito e ambiente de solidariedade e de autonomia financeira. Por isso, vamos trabalhar a parceria com o Governo Federal nessa linha de concretização do direito destes jovens e população em situação de rua para que conquistem a autonomia financeira”, ressaltou a secretária da pasta, Luciana Temer.

A Conferência Municipal de Economia Solidária aconteceu durante todo o dia, reunindo mais de 100 representantes de movimentos sociais ligados à população em situação de rua, catadores de materiais recicláveis, cooperativas e o setor de saúde. Foram discutidas propostas relacionadas ao tema, para que as experiências sejam levadas para 3ª Conferência Nacional de Economia Solidária (Conaes), que acontecerá entre 26 e 29 de novembro, em Brasília. Um dos principais pleitos dos conferencistas em âmbito municipal é a criação de uma política municipal integrada e específica para a economia solidária.