SASECOP capacita 55 usuários da rede socioassistencial

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

O Serviço de Apoio Sócio Educativo de Capacitação e Orientação Profissional (SASECOP), mantido através de convênio com o Instituto Lygia Jardim, promoveu na última semana a formatura de 55 usuários da rede socioassistencial que foram capacitados em cursos profissionalizantes nas áreas de ajudante de confeiteiro, ajudante de cozinha, assistente de cabeleireiro, cuidador de idosos, elétrica, padaria artesanal e pintura, o evento aconteceu na sede do equipamento que fica na rua São Domingos, 39/51 – Bela Vista,.

Os cursos tiveram duração de 3 meses e durante as aulas os 6 formandos do curso de ajudante de confeiteiro participaram de aulas práticas e teóricas, além de acompanhar aulas no Grupo Educacional Hospitalidade Gestão e Saúde (HOTEC).

Os 4 formandos do curso de ajudante de cozinha receberam o certificado do Grupo de Soluções em Alimentação (GRSA) após participarem das aulas, que incluíram visitas a cozinhas de grande porte.

A capacitação e a certificação dos 9 formandos do curso de assistente de cabeleireiro foram dadas pelo Projeto Tesourinha através de aulas teóricas e praticas, além de atendimentos voluntários para lavagem, hidratação, corte, secagem e etc.

O Instituto Lygia Jardim capacitou e certificou 11 pessoas para exercer a função de Cuidadores de Idosos. Além das aulas, os alunos também participaram de estágio prático com carga horária de 100 horas. Duas pessoas também receberam o certificado do Instituto para o curso de padaria artesanal, onde o aluno aprendeu a fazer pães no próprio forno caseiro, podendo assim, se tornar um empreendedor.

Os 23 capacitados nas áreas de construção civil (eletricista e pintor de obras) receberam o certificado do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). Com isso, os pintores estão aptos para a execução de diversas operações de pintura, como: básicas, decorativas de áreas internas e externas de construção em geral. Os eletricistas estão capacitados para realizar operações básicas de instalações, além de montar e reparar instalações elétricas e equipamentos auxiliares em residências e edifícios.

O projeto é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) desde 1999, buscando oferecer formação técnica qualificada preparando e capacitando pessoas em situação de rua e ou de alta vulnerabilidade social para que efetivamente tenham oportunidades de reintegração na sociedade. Ao longo destes 15 anos já capacitou 2.843 usuários da rede socioassistencial.