11/10/2013 18h10

Share

Idosos da região de Pirituba recebem a carteirinha para o transporte interestadual gratuito

Texto: Fernando Bassoli Bonadirman

Na última quinta-feira (10), o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pirituba em parceria com o Núcleo de Convivência de Idosos (NCI) São Domingos Sávio promoveu uma atividade para a entrega de 41 Carteirinhas Interestaduais de Transporte Gratuito para Idosos.

A atividade aconteceu nas dependências do NCI, que fica na rua José de Queiroz dos Santos, 163. Cento e trinta idosos puderam conhecer todo o trabalho que é desenvolvido pelo CRAS e pelo NCI na região, além de acompanharem apresentações de dança circular, dança sênior e do coral formado pelos idosos que participam das oficinas promovidas pelo NCI.

Sobre a Carteira do Idoso

A Carteira do Idoso é o instrumento de comprovação para que o idoso tenha acesso gratuito ou desconto de, no mínimo, 50% no valor das passagens interestaduais, de acordo com o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/03). A carteira deve ser gerada apenas para as pessoas com idade acima de 60 anos, que não tenham como comprovar renda individual de até dois salários mínimos.

Para emitir sua carteira, o idoso deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Lá, ele irá inscrever-se no Cadastro Único e receberá o Número de Identificação Social (NIS). Com esse número, o CRAS poderá solicitar a carteira por meio do SuasWeb.

O benefício da gratuidade e o desconto no valor das passagens interestaduais aos idosos nos transportes rodoviário, ferroviário e aquaviário é um direito assegurado pelo Estatuto do Idoso, de 2003.