Casa Cidinha Kopcak é referência no atendimento à mulher vítima de violência em São Mateus

Texto: Rose Balduino

O Centro de Defesa e de Convivência da Mulher Casa Cidinha Kopcak atende, desde 2002, a mulheres em situação de violência, oferecendo orientação e encaminhamento social, jurídico e psicológico, na região de São Mateus, zona leste da capital.

Em parceria com a SMADS, a entidade Pe. Moreira gerencia o serviço que dispõe de uma equipe de sete profissionais (advogada, psicóloga, orientadoras e assistentes sociais) que atuam diariamente com as usuárias, nas salas de atendimento individual e em grupo, por meio de palestras, apresentação de vídeo, oficinas de corte e costura, artesanato, pintura em tecido, confecção de bolsas, entre outros. Após as atividades, cada participante recebe um lanche, com café, sucos, bolos, em um momento de descontração e interação com o grupo.

As usuárias são encaminhadas, em sua maioria, por meio da rede de atendimento do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) da região e de outros serviços da Prefeitura. Outras chegam ao local por iniciativa própria.

Em 10 anos de atuação, a Casa Cidinha Kopcak já atendeu quatro mil mulheres. Somente neste ano, 36 novos casos já foram registrados.

Na última sexta-feira de cada mês, um grupo de mulheres oriundas de diversos países da América Latina e também usuárias do serviço, realizam o encontro intitulado ‘Chá Com Te’ (típico chá boliviano de alcaçuz), onde compartilham histórias sobre suas experiências de ser imigrante no Brasil e resgatam memórias sobre a culinária, a música e contam sobre sua origem. Durante o evento recebem orientações de cidadania e preparam o tradicional chá, com quitutes tradicionais de seu país.

Sobre a Casa Cidinha Kopcak

O nome é uma homenagem a Maria Aparecida Pedra Kopcak (moradora da zona leste), que durante toda a sua vida lutou por melhores condições de vida para mulheres e toda a população. O atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 18 horas e às quintas das 13 às 18horas, na Rua Antonio Previatto, 488, São Mateus, zona leste da cidade.