Share

Espaço Público do Aprender Social – ESPASO

 

Sobre o ESPASO

O Espaço Público do Aprender Social - ESPASO instituído por meio da portaria nº 41/SAS/2003, é um centro de formação para os Trabalhadores do SUAS da rede direta e conveniada, conselheiros municipais, entidades e usuários que executam a Política de Assistência Social na Cidade de São Paulo. Tem como objetivo viabilizar mudanças na cultura institucional, nas concepções e práticas profissionais, contribuindo assim, para o aperfeiçoamento das atribuições e competências dos profissionais e como consequência, a melhoria da qualidade ao usuário atendido.


Por intermédio de cooperação técnica municipal, nacional e internacional, assim como com universidades e institutos de pesquisa, oferta formação em gestão pública, com o foco na implementação dos serviços e benefícios do campo socioassistencial à luz das normativas do Sistema Único de Assistência Social.

A direção ético-política adotada pelo ESPASO volta-se para a criação de espaços de formação alicerçados nos processos de aprendizagem significativa de forma a contribuir para que o trabalho no SUAS assegure os direitos dos usuários dos serviços socioassistenciais, por meio de uma atenção profissionalizada e fundamentada em conhecimentos sistematizados e eticamente comprometidos com a participação dos cidadãos.

As ações formativas devem ter como eixo norteador o entrelaçamento dos conhecimentos gerados na prática cotidiana e a reflexão teórica, favorecendo a produção de novos conhecimentos e a troca de saberes e por fim, a democratização do conhecimento acadêmico de forma a construir um trabalho interdisciplinar que favoreça a visão integrada sobre os determinantes das vulnerabilidades e riscos sociais que acometem parcela significativa da população paulistana.

O ESPASO é o executor do Plano Municipal de Educação Permanente, que foi construído em consonância com a concepção da Política Nacional de Educação Permanente – PNEP de 04 de março de 2013. O mesmo visa: “Desenvolver junto aos trabalhadores da Assistência Social as competências e capacidades específicas e compartilhadas requeridas para a melhoria contínua da qualidade da gestão do SUAS e da oferta e provimento dos serviços e benefícios socioassistenciais”. Para tanto, desenvolve junto às diversas instâncias de SMADS - coordenadorias e Supervisões de Assistência Social/SAS - articulações para o planejamento das propostas formativas, adequando os conteúdos e estratégias metodológicas às especificidades e demandas territoriais.

O ESPASO possui a seguinte divisão de setores atuando articuladamente para a implementação da Política Municipal de Educação Permanente:

Núcleo Pedagógico

Desenvolve, junto às coordenadorias da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social- SMADS e das Supervisões Regionais de Assistência Social localizadas nas 32 Subprefeituras da cidade de São Paulo, o planejamento, execução e acompanhamento das ações formativas, tendo como referência as necessidades de aprimoramento profissional do ponto de vista teórico-metodológico, respeitando as especificidades e demandas socioterritoriais através das seguintes atividades:

• Propõe conteúdos e estratégias metodológicas a serem adotadas pelos docentes no desenvolvimento dos processos de capacitação, organizados em diversos modelos, englobando seminários, cursos, jornadas temáticas, grupos de trabalho.

• Realiza a gestão das solicitações de pesquisas acadêmicas de docentes e discentes, bem como dos institutos de pesquisa, a serem realizadas nas unidades estatais e/ou serviços socioassistenciais da SMADS, considerando a pertinência da mesma e o respeito aos critérios éticos de investigação no campo socioassistencial.

Centro do Conhecimento da Assistência Social (CECOAS)

O Centro do Conhecimento de Assistência Social – CECOAS é um espaço que agrega Centro de Documentação e Biblioteca. Tem como objetivo coordenar e gerenciar as ações que promovam a captação, o registro e a disseminação do conhecimento na área da Assistência Social, a partir dos princípios da política de arquivos que prevê a classificação, organização, guardar e preservação do acervo documental, facilitando seu acesso aos trabalhadores sociais da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

As informações estão registradas em livros, folhetos, CD-ROM, fotos, slides, vídeos, recortes de jornais, entre outros, e são adquiridas através de compras e/ou doações. Mas, sua maior riqueza são documentos, relatórios, estudos e projetos produzidos pelos trabalhadores sociais da própria secretaria e também as monografias dos alunos dos cursos ministrados pelo ESPASO, ou seja, materiais exclusivos que não são encontrados no mercado editorial.

Considerando um dos princípios fundamentais na política de arquivos, o CECOAS proporciona suporte informacional à gestão e às pesquisas desenvolvidas por profissionais que atuam na área e promove o intercâmbio com universidades, centros de pesquisas, outras bibliotecas, centros de documentação e instituições congêneres. Um espaço que contribui para o acesso a informação, a qualidade da formação, a pesquisa e promoção do conhecimento.

As consultas ao acervo são abertas ao público, de segunda a sexta das 9h às 17h. Empréstimos são restritos aos funcionários da Secretaria de Assistência Social, mas são aceitos empréstimos interbibliotecas para pesquisadores e estudantes.

INFORMAÇÕES
Tel. 11-5908-6500
Emails: rbertahud@prefeitura.sp.gov.br

 

PLAS - Plano de Assistência Social da Cidade de São Paulo 2014/2017 - arquivo em PDF

PLAS - Plano de Assistência Social da Cidade de São Paulo 2009/2012 - arquivo em PDF

MANUAL DE NUTRIÇÃO - arquivo em PDF