Espaço Público do Aprender Social

ESPASO

Desde 2003 o Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) é responsável por planejar e executar as ações continuadas de formação para qualificar as equipes, sejam elas compostas por servidoras/es municipais ou trabalhadoras/es de organizações parceiras e representantes dos conselhos de direitos que compõem o Sistema Único da Assistência Social da cidade de São Paulo.

Os processos de qualificação das equipes nos SUAS tem como principal meta dar concretude ao direito da população de receber serviços profissionalizados, de qualidade e que visem uma atenção universalizada, que atenda todos os públicos e garanta o respeito aos cidadãos que demandam a atenção no Sistema Único de Assistência Social - SUAS em todos os territórios da cidade de São Paulo.

Quanto mais as equipes profissionais conhecerem as responsabilidades específicas do SUAS, tanto mais estarão aptos para contribuir com o alcance de seus resultados. No entanto, todos os processos devem respeitar e valorizar os saberes existentes nas equipes e propiciar a construção de diferentes pontes para novos saberes.

Visando consolidar os processos formativos, o Espaso está organizado em 4 eixos:

  • Eixo 1 - Planejamento, gestão e processos
  • Eixo 2 - Sistemas e tecnologia da informação
  • Eixo 3 - Aperfeiçoamento da política de assistência social
  • Eixo 4 - Qualidade de vida e saúde do trabalhador

Em 2023, no escopo de um reordenamento institucional o Espaso, considerando o eixo formativo 3, propõe duas frentes para atender as demandas das coordenadorias da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) e das Supervisões Regionais de Assistência Social (SAS): Espaso ProvocAção e Espaso na Van:

Espaso ProvocAção - um conjunto de ações de formação e capacitação para fortalecer os processos de trabalho e as práticas profissionais, destinado aos trabalhadores do Sistema Único da Assistência Social, com ênfase nos temas relacionados à proteção social básica e proteção social especial – média e alta complexidade.

Espaso na Van - pensando nas diferentes dinâmicas dos territórios, e para promover a escuta ativa das redes diretas e indiretas, propõe um modelo itinerante para o desenvolvimento de ações de formação e capacitação nas 32 Supervisões de Assistência Social - SAS, da cidade de São Paulo. Oferecerá um cronograma de atividades regionais que atenda as especificidades da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

O objetivo do Espaso é consolidar ações continuadas para ampliar e qualificar o repertório informacional teórico e prático dos trabalhadores do SUAS, visando a melhoria da qualidade do serviço ofertado e a garantia de direitos aos usuários da dessa política pública e, também constituir-se em espaço de intercâmbio de saberes e geração de novos conhecimentos para responder à complexidade das situações de vulnerabilidade na cidade de São Paulo.

O ESPASO pretende adotar como metodologias a escuta ativa, a investigação cartográfica e a pedagogia da ação-reflexão.

A escuta ativa refere-se a uma técnica para acessar informações que vai além do processo mecânico de ouvir. “Escutar”, envolve atenção plena, interpretação e participação no diálogo. Trata-se de uma escuta com empatia, em um processo permanente que produz aprendizagens significativas para todos os envolvidos.

A investigação cartográfica é uma abordagem que permite desnaturalizar e problematizar fatos e relações, provocando novas formas de pensar e estar no mundo, reconhecendo a alteridade e os diferentes modos de viver. A cartografia não é apenas uma “chave” para leitura de mundo, mas um instrumento de transformação, onde o conhecimento proveniente dos das formações são o meio para compreender o mundo e agir.

A pedagogia da ação-reflexão coloca o pensamento reflexivo como instrumento dinamizador entre teoria e prática, para que a ação advinda desse processo, seja realmente transformadora.

Para o desenvolvimento dos processos, o ESPASO desenvolve junto às diversas instâncias da SMADS - coordenadorias e Supervisões de Assistência Social/SAS - articulações para o planejamento das propostas formativas, adequando os conteúdos e estratégias metodológicas às especificidades e demandas territoriais.


Organização do ESPASO

O ESPASO compreende os seguintes setores:

I – Gestão do Espaço Público do Aprender Social – ESPASO;
II – Gestão de Projetos e Planejamento;
III – Gestão de Cursos e Relacionamentos;
IV – Gestão de Suprimentos e Conservação;
V – Centro de Conhecimento da Assistência Social - CECOAS.
 

INFORMAÇÕES: 5908-6500

Endereço: Av. Professor Ascendino Reis, 830 – Vila Clementino - São Paulo - SP, 04027-000