Centro Temporário de Acolhimento

Os CTA’s - Centros Temporários de Acolhimento são serviços destinados para pessoas que precisam de rápido acolhimento, criados no primeiro ano da gestão Joao Doria e servem de apoio aos demais centros de acolhida do município de São Paulo. No ano de 2017, foram criadas mais de 3 mil vagas de acolhimento com a implementação de 15 CTA’s, divididos pelos principais bairros que mais demandam o serviço.

O objetivo da gestão é que essas pessoas consigam trabalho e possam se desenvolver rumo à autonomia e geração de renda, e nos CTAs, os conviventes participam de capacitações para o programa Trabalho Novo, que prevê a inserção de pessoas em situação de rua no mercado de trabalho - mais de 1,6 mil já estão trabalhando em grandes empresas como McDonald´s, Riachuelo, Restaurante Coco Bambu e muitas outras.

Tem a finalidade de assegurar atendimento e atividades direcionadas para o desenvolvimento de sociabilidades, na perspectiva de fortalecimento de vínculos que oportunizem a construção de novos projetos de vida.

 

CENTRO

CTA Prates I
O equipamento tem 206 vagas de acolhimento masculino distribuídos em funcionamento de 24h, 16h e pernoite.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), salas de atendimento, multiuso e convivência, bagageiro, banheiros, nove dormitórios com adaptação para pessoas com deficiência, refeitório, lavanderia, além de 10 baias de canil e quatro vagas para carroças.
Endereço: Rua Prates, 1101 - Bom Retiro.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Sé, além do Centro POP Santa Cecília.

CTA Prates II
O equipamento tem 116 vagas de acolhimento masculino.
Ofertas: Alimentação (café, almoço, janta e ceia), salas de atendimento, convivência, bagageiro, banheiros, um dormitório com adaptação para pessoas com deficiência, refeitório e lavanderia.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Rua Prates, 1101 - Bom Retiro.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Sé, além do Centro POP Santa Cecília.

CTA Prates III
O equipamento tem 240 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, bagageiro, banheiros, dois dormitórios com adaptação para pessoas com deficiência, refeitório e lavanderia, além de sala multiuso e três vagas para carroças.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Rua Prates, 1114 – Bom Retiro.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Sé, além do Centro POP Santa Cecília.

CTA Anhangabaú
O equipamento tem 116 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, bagageiro, banheiros, refeitório, 11 dormitórios, sendo um para pessoas com deficiência, lavanderia e espaço para leitura.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Praça da Bandeira, 15 – Centro.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Sé, além do Centro POP Bela Vista.

CTA Família
O equipamento tem 30 vagas de acolhimento para casal e filhos.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, banheiros, refeitório, 11 dormitórios, lavanderia, sala de convivência, além de canil para cinco cachorros e espaço para duas carroças.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Av. 9 de Julho, 881.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Sé, além do Centro POP Bela Vista.

 

NORTE

CTA Parque Novo Mundo
O equipamento tem 270 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, salas de atendimento, informática e de multiuso, um dormitório com adaptação para pessoas com deficiência, banheiros, depósito, refeitório, além de bagageiro e lavanderia.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Avenida Tenente Amaro Felicíssimo da Silveira, 1399.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS, SEAS e Centro POP Vila Maria.

CTA Santana
O equipamento tem 158 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, salas de informática e de atendimento, lavanderia, banheiros, um dormitório com adaptação para pessoas com deficiência, espaço de convivência, refeitório, além de seis baias para canil e espaço para carroças.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Av. Zacki Narchi, 153 - Vila Guilherme
Encaminhamento: Pode procurar o SEAS e Centro POP Santana.

 

 

SUL

CTA Vila Mariana
O equipamento tem 100 vagas de acolhimento masculino e 20 feminino, além de outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, salas de atendimento e de multiuso, lavanderia, banheiros, um dormitório masculino e um feminino (ambos com adaptação para pessoas com deficiência), espaço de convivência, refeitório, bagageiro, além de espaço para duas carroças.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Av José Maria Whitacker, 2000 - Planalto Paulista.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Vila Mariana.

CTA Santo Amaro
O equipamento tem 170 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, salas multiuso com computadores e de treinamento, lavanderia, banheiros, dois dormitórios com adaptação para pessoas com deficiência, espaço de convivência, refeitório, bagageiro, além de 25 baias para canil, espaço para seis carroças e quadra de esporte.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Av. Miguel Yunes, 345 - Santo Amaro
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS, SEAS e Centro POP Santo Amaro.

 

LESTE

CTA Brás
O equipamento tem 102 vagas de acolhimento masculino e 62 feminino, além de outras 100 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço, lanche da tarde e janta), recepção, salas de atendimento e de multiuso com computadores, lavanderia, banheiros, dois dormitórios masculinos (um deles para pessoas com deficiência) e outros dois femininos (um deles para pessoas com deficiência), refeitório, bagageiro, além de espaço para oito carroças, seis baias de canil e ambulatório.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Av. Alcântara Machado, 725/729 - Brás
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS, Centro POP Mooca.

CTA Raio de Luz
O equipamento tem 150 vagas de acolhimento masculino e outras 100 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, lavanderia, banheiros, nove dormitórios, refeitório, bagageiro, além espaço de convivência e biblioteca.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Rua da Mooca, 418.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Sé, além do Centro POP Bela Vista.

CTA Aricanduva
O equipamento tem 150 vagas de acolhimento masculino e 88 feminino, além de outras 100 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, salas de atendimento, multiuso e informática, lavanderia, banheiros, um dormitório masculino e um feminino (ambos com adaptação para pessoas com deficiência), espaço de convivência, refeitório, bagageiro, além de espaço para quatro carroças, 23 baias de canil, sala de aula e biblioteca.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Av Rio das Pedras, 2421, Jardim Aricanduva.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Aricanduva.

CTA Mooca I
O equipamento tem o maior número de vagas até agora, sendo 440 masculinas para pernoite e outras 50 para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, bagageiro, banheiros, três dormitórios e um para pessoas com deficiência, depósito, refeitório, despensa e lavanderia, além de salas de repouso, multiuso, informática e treinamento.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Rua João Soares. 81 – Água Rasa.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS, Centro POP e SEAS da Mooca.

CTA São Mateus
O equipamento tem 182 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, bagageiro, sanitários, um dormitório com adaptação para pessoas com deficiência, sala de repouso, refeitório e lavanderia.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Av. Sapopemba, 13.483.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS São Mateus.

 

OESTE

CTA Butantã
O equipamento tem 127 vagas de acolhimento masculino e 61 feminino, além de outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, salas multiuso e informática, lavanderia, banheiros, um dormitório masculino e um feminino (ambos com adaptação para pessoas com deficiência), espaço de convivência, refeitório, bagageiro, além de 12 baias para canil e quadra de esporte.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Rua Telmo Coelho Filho, 210.
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Butantã.

CTA Brigadeiro Galvão
O equipamento tem 240 vagas de acolhimento masculino e outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, sala de informática, lavanderia, banheiros, dois dormitórios e um para pessoas com deficiência, duas salas multiuso, refeitório, bagageiro, além de seis baias para canil e biblioteca.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Rua Brigadeiro Galvão, 265 - Barra Funda
Encaminhamento: Pode procurar o CREAS e SEAS Sé, além do Centro POP Santa Cecília.

CTA Lapa
O equipamento tem 150 vagas de acolhimento masculino e 70 feminino, além de outras 50 vagas diurnas para atividades de convivência.
Ofertas: Alimentação (café, almoço e janta), recepção, atendimento, salas de informática e multiuso, lavanderia, banheiros, um dormitório feminino e um masculino (ambos com adaptação para pessoas com deficiência), espaço de convivência, refeitório, além de 10 baias para canil e quadra de futebol.
Funcionamento: 24h.
Endereço: Rua Capitão José Inácio do Rosário, 56.
Encaminhamento: Pode procurar o SEAS Lapa.

Todos os CTAs possuem ofertas de atendimento psicológico, escuta e atendimento social, trabalho socioeducativo e possibilidade de contato familiar.
 

Confira todas as reportagens sobre os CTAs:  

Primeiro Centro Temporário de Acolhimento (CTA) é inaugurado no Brás    

Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) para pessoas em situação de rua em Aricanduva 

Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) na Vila Mariana

Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) no Butantã

Prefeitura inaugura sexto Centro Temporário de Acolhimento (CTA) na Avenida Brigadeiro Galvão  

Prefeitura inaugura Centro Temporário de Acolhimento (CTA) em Santo Amaro

Prefeitura inaugura CTA para atender moradores em situação de rua na região da Lapa

Prefeitura inaugura no Bom Retiro 10º CTA

Prefeitura inaugura na Mooca CTA com maior número de vagas até agora

Prefeitura inaugura mais três Centros Temporários de Acolhimento para população em situação de rua   

 

OUTRAS NOTÍCIAS SOBRE OS CTAs :

Emoção e gratidão na 1ª formatura do curso de capacitação do CTA Brigadeiro Galvão

Prefeitura recebe doação de 20 toneladas de macarrão para centros de acolhida e CTAs

Acolhidos do CTA Vila Mariana aplicam mosaico na Prefeitura Regional  

Canil do CTA Brás recebe os dois primeiros cães acolhidos  

Das drogas ao CTA, do CTA à vida