Ações e Programas

Nesta página estão listados ações, metas e programas sob responsabilidade da Secretaria.

A SMADS possui uma série de ações e programas contínuos, em Proteção Social Básica, Proteção Social Especial e em programas de transferência de renda.

Esta seção traz informações sobre os instrumentos de planejamento e acompanhamento da execução das políticas públicas.

A execução orçamentária consiste no cumprimento das regras para a realização da despesa tributária, conforme a disponibilidade financeira da Prefeitura Municipal de São Paulo. Dessa forma, a execução orçamentária pode ser entendida como a trajetória da despesa pública, com identificação das condições de seu início e término.

A programação da execução orçamentária deverá seguir o disposto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), respeitando as metas e objetivos da Prefeitura Municipal de São Paulo. Além disso, a execução orçamentária deverá atender as receitas vinculadas as finalidades específicas, independentemente do exercício de ingresso.

A LDO, prevista no art. 165, II da Constituição Federal, é o instrumento, de iniciativa do Poder Executivo, para o estabelecimento de metas e prioridades do exercício financeiro da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) pelo período de um ano.

Nesse sentido, possibilita a realização das despesas de capital para o exercício seguinte, concretizando o Plano Plurianual (PPA), ou seja, a LDO confere a possibilidade de realização mais imediata do PPA.

Acesse o Conteúdo da LDO

O Plano Plurianual (PPA), previsto no art. 165, I da Constituição Federal, é o principal instrumento de planejamento público para orientação estratégica, estabelecimento de prioridades e metas. Materializado por meio de Programas e Ações da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP), o PPA apresenta as despesas de capital e custeio decorrente de todas as áreas do governo, dando transparência à aplicação dos recursos e aos resultados obtidos.

O Projeto de Lei contendo o Plano Plurianual (PPA) deve ser enviado ao Poder Legislativo até 30 de setembro do primeiro ano de mandato, e deve ser votado pela Câmara Municipal até o fim desse mesmo ano. Dessa maneira, o Plano Plurianual (PPA) tem validade para os três últimos anos da gestão e o primeiro ano da gestão seguinte.

Acesse o Conteúdo do PPA 2022 - 2025

Além disso, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) tem como função a orientação da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), que dispõe sobre as alterações na legislação tributária, o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento, a manutenção do equilíbrio entre receitas e despesas.

A LOA também institui critérios e forma de limitação de empenho, a determinação das normas relativas ao controle de custos e à avaliação dos resultados dos programas financiados com recursos dos orçamentos, estabelecendo condições e exigências para transferências de recursos a entidades públicas e privadas.

Acesse o conteúdo da LOA

O Projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, elaborado com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda, deve ser enviado para o Poder Legislativo até 15 de abril de cada ano, para votação até 30 de junho desse mesmo ano.
Ele deve ser submetido a duas audiências públicas até a data da votação.

Outras informações a respeito dos instrumentos de orçamento podem ser encontradas na página da Secretaria Municipal da Fazenda.


A SMADS possui duas unidades orçamentárias, o Fundo Municipal de Assistência Social (código 93) e a Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (código 24).

Execução orçamentária: Confira a execução orçamentária da SMADS e do Fundo desde 2003 neste arquivo: XLSX ou ODS. A data de atualização é 31/03/2021.

 

Ano Valor Orçado Atualizado
Valor Reservado
Valor Empenhado
Valor Liquidado
2017 R$1.307.436.408
R$1.211.271.845
R$1.211.271.845
R$1.183.670.896
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Unidade Orçamentária 24) R$ 142.918.555 R$ 119.373.134 R$ 119.373.134 R$ 114.019.062
Fundo Municipal de Assistência Social (Unidade Orçamentária 93) R$1.164.517.854 R$1.091.898.711 R$1.091.898.711 R$1.069.651.834

 

Ano Valor Orçado Atualizado Valor Reservado Valor Empenhado
Valor Liquidado
2018 R$1.296.845.751 R$1.208.114.765
R$1.208.114.765
R$1.184.161.165
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Unidade Orçamentária 24) R$ 123.430.505 R$ 115.655.748 R$ 115.655.748 R$ 111.830.469
Fundo Municipal de Assistência Social (Unidade Orçamentária 93) R$1.173.415.247 R$1.092.459.017 R$1.092.459.017 R$1.072.330.696

 

Ano Valor Orçado Atualizado
Valor Reservado
Valor Empenhado
Valor Liquidado
2019 R$1.298.133.484
R$1.247.073.009
R$1.247.073.009
R$1.213.864.771
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Unidade Orçamentária 24) R$ 114.202.117 R$ 111.080.494 R$ 111.080.494 R$ 105.751.488
Fundo Municipal de Assistência Social (Unidade Orçamentária 93) R$1.183.931.367 R$1.135.992.515 R$1.135.992.515 R$1.108.113.283

 

Ano
Valor Orçado Atualizado
Valor Reservado
Valor Empenhado
Valor Liquidado
2020 R$1.361.398.948
R$1.118.413.635
R$1.086.878.461
R$577.617.162
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Unidade Orçamentária 24) R$ 125.825.539 R$ 67.080.374 R$ 66.518.178 R$ 42.567.817
Fundo Municipal de Assistência Social (Unidade Orçamentária 93) R$1.235.573.409 R$1.051.333.261 R$1.020.360.282 R$535.049.345

 

Ano
Valor Orçado Atualizado
Valor Reservado
Valor Empenhado
Valor Liquidado
2021 R$1.901.452.575,33
R$1.718.364.933.72
R$1.642.325.600,32
R$1.063.326.018,09
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Unidade Orçamentária 24) R$ 100.930.546,00 R$ 46.906.790,45 R$ 46.431.110,32 R$ 36.508.257,52
Fundo Municipal de Assistência Social (Unidade Orçamentária 93) R$1.800.522.029,33 R$1.671.458.143,27 R$1.595.894.490,00 R$1.026.817.760,57

 

Ano
Valor Orçado Atualizado
Valor Reservado
Valor Empenhado
Valor Liquidado
2022 R$ 1.900.626.797,36
R$ 1.813.229.473,56
R$ 1.813.229.473,56
R$ 1.722.663.036,70
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Unidade Orçamentária 24) R$ 135.999.558,90 R$ 129.329.205,52 R$ 129.329.205,52 R$ 120.614.467,00
Fundo Municipal de Assistência Social (Unidade Orçamentária 93) R$ 1.764.627.238,46 R$ 1.683.900.268,04 R$ 1.683.900.268,04 R$ 1.602.048.567,70

 

Ano
Valor Orçado Atualizado
Valor Reservado
Valor Empenhado
Valor Liquidado
2023 R$ 2.493.208.758,88 R$ 2.352.651.219,49
R$ 2.288.814.605,64
R$ 1.824.286.254,32
Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Unidade Orçamentária 24) R$ 164.260.980,72 R$ 131.891.245,73 R$ 12.125.867,92 R$ 117.431.970,99
Fundo Municipal de Assistência Social (Unidade Orçamentária 93) R$ 2.328.947.805,16 R$ 2.220.759.973,76 R$ 2.159.688.737,72 R$ 1.706.854.283,33

  Atualizado em Novembro de 2023


Programa de Metas

O Programa de Metas define as prioridades do governo, as ações estratégicas, os indicadores e as metas quantitativas para cada um dos setores da administração. É possível consultar o conteúdo do programa e acompanhar o desenvolvimento das metas no Portal Planeja Sampa.

Desde 2008, ano em que a obrigatoriedade da realização do Programa de Metas foi instituída na Lei Orgânica do Município, houve quatro Programas de Metas publicados:

1) Agenda 2012 - Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2009-2012 - As metas da SMADS foram: n° 21, n° 11, n° 23, n° 24, n° 25, n° 26, n° 27, n° 28, n°29, n°30, n° 31, n°32

2) Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2013-2016 - As metas da SMADS foram: nº 1, n° 2, n° 3, n° 4, n° 8, n° 10, n° 12, n° 40, n° 41;

3) Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2017-2020 – Competiam à SMADS as metas de n°8 e n°9. Além das metas, a SMADS era a responsável por quatro projetos: Projeto 13: Longevidade; Projeto 12: CADMais SP; Projeto 15: Espaço Vida; Projeto 9: Trabalho Novo, além de participar dos projetos Redenção e Cidade Amiga do Idoso.

4) Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2019-2020 - Trata-se de atualização em relação ao anterior Programa de Metas, que foi repactuado em abril de 2019, com novas metas para o biênio 2019-2020. A SMADS foi responsável pelas metas 13.1, 13.2 e 16.1 

5) Programa de Metas da Cidade de São Paulo 2021-2024 - Trata-se da versão final participativa do Programa de Metas divulgado em julho de 2021. A SMADS está responsável pelas metas 01, 11, 16, 17 e 18, conforme imagens abaixo:

 

 

PLAS 2022-2025

O Plano Municipal de Assistência Social (PLAS) para o quadriênio 2022-2025 pode ser consultado no seguinte link:

Confira o PLAS para o quadriênio 2022-2025
 

PLAS 2021-2024

Confira o PLAS para o quadriênio 2018-2021

 

 

Programa de Integridade e BoasPráticas – PIBP

O Programa de Integridade e Boas Práticas é um instrumento de gestão estratégica, por meio da utilização de metodologia sistematizada de forma a gerenciar e tratar possíveis riscos de determinada instituição.

Conforme o Decreto 59.496/2020 e a Portaria CGM117/2020, de 14 de agosto de 2020, os órgãos ou entidades da administração pública deverão instituir programas de integridade em suas organizações, estruturadas nos seguintes eixos:

  • Comprometimento e apoio da alta administração
  • Existência de unidade responsável pela implementação no órgão ou unidade;
  • Análise, avaliação e gestão de riscos associados ao tema da Integridade;
  • Monitoramento contínuo dos atributos do Programa de Integridade.
     

>>> Acesse o Plano de Integridade de Boas Práticas da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) <<< (PDF 553 KB)